Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Discurso no Conselho da Europa

PENSAMENTOS RELATIVOS A OUTROS MÉTODOS DE TRATAMENTO ALÉM DO CONVENCIONAL

Discurso no Conselho da Europa, em Chipre, no grupo de medicina alternativa sobre a Medicina Alternativa

Professor George Vithoulkas

1. As palavras métodos alternativos, complementares e paramédicos de cura deveriam ser aplicadas para indicar diferentes grupos de metodologias terapêuticas.

2. Como métodos alternativos, deveriam ser definidos apenas a Homeopatia e a Acupuntura, as quais podem assumir a responsabilidade no tratamento de doenças agudas ou crônicas por profissionais experientes e médicos bem formados - de forma constante e responsável.

Tais metodologias deveriam se manter por si mesmas porque, se forem prescritas juntamente com drogas químicas, elas perderão a maior parte do seu poder de cura ou se tornarão obsoletas ou até confundirão a sintomatologia.

Estes dois métodos não podem ser misturados com outros ao mesmo tempo, ao esperarmos o maior benefício para o paciente.

Nenhuma das outras metodologias terapêuticas deveriam ser excluídas, mas utilizadas se o médico-profissional sentir que seu tratamento não produz os resultados desejáveis.

2. Como métodos complementares podem ser definidas a fitoterapia, a medicina naturopática, fisioterapia, medicina antroposófica, osteopatia, quiropráticos e sistemas gerais que, por si só, afirmam que representam um sistema completo de saúde - serviços em um sistema de cuidados da saúde a longo prazo.

Por outro lado, esses métodos são geralmente aplicados em conjunto ou paralelos à maneira ortodoxa de tratamento.

3. Pelo termo paramédico pode-se definir todas as terapias que não utilizam substâncias medicinais e, por outro lado, não podem reivindicar o tratamento de doenças, como ioga, massagem, meditação, musicoterapia, aromaterapia etc.

4. O medicamento alternativo ou complementar não deveria se tornar direito exclusivo dos médicos. Se assim for, os médicos terão o monopólio que os proporcionarão um poder além do controle de qualquer outro grupo ou governo político. Somente um médico não poderia aprender todas elas, limitado pelo tempo que cada uma dessas metodologias exige para ser dominada.

Nesse caso, a exploração dos pacientes seria facilmente possível e, por outro lado, o extermínio de tais práticas tradicionais também poderia ser facilmente alcançado pela manipulação de médicos através das indústrias farmacêuticas.

Portanto, os métodos alternativos, complementares e paramédicos deveriam ser praticados por médicos e profissionais de saúde licenciados.

Mas ressaltar a importância da educação de ambos os grupos é necessário para alcançar a melhor situação possível em relação aos serviços de saúde para as pessoas.

5. A partir do exposto acima, é óbvio que as formações dos diferentes grupos de médicos e profissionais deveriam ter diferentes prioridades e diferentes objetivos.

Para o grupo profissional de Homeopatia e Acupuntura, especialmente por estarem sustentados em seus próprios direitos, é necessário que uma educação em assuntos médicos seja necessária para assumir a responsabilidade de tratar casos agudos ou crônicos com tais metodologias. No momento, tais abordagens não são suficientes nas diferentes escolas existentes.

Por outro lado, os médicos precisam de uma melhor formação em assuntos da acupuntura ou da homeopatia.

Neste momento, o melhor conhecimento sobre métodos alternativos de cura não é propriedade de instituições-faculdades oficiais, mas reside principalmente em indivíduos. Esses indivíduos geralmente não são médicos, embora alguns deles sejam bastante competentes. Tais indivíduos deveriam ser procurados e utilizados como núcleos para a formação de instituições oficiais e formais de educação a nível universitário.

4. As prioridades na educação deveriam ser estabelecidas para a padronização de todas essas metodologias.

Métodos alternativos, como a homeopatia e a acupuntura, deveriam receber a maior prioridade na educação e na promoção pelos governos.

Dessa forma, não penso que os métodos complementares nos padrões dos métodos paramédicos sejam necessários no momento.

5. Ao mesmo tempo em que as instituições educacionais se formarão, a pesquisa deverá ser iniciada sobre os diferentes métodos que afirmam ser alternativas para descobrir seus limites precisos, bem como seus lados mais fortes.

O Parlamento Europeu não deverá colocar todos esses métodos na mesma cesta com a mesma prioridade e gastar tempo, dinheiro e energia para todos eles.

Declarações gerais

A. A homeopatia é um sistema médico completo que não pode ser comparado com nenhum outro, exceto talvez a acupuntura, mas mesmo assim a acupuntura tem um segundo lugar na eficácia.

B. É o método terapêutico mais barato que pode ter resultados curativos permanentes.

Um bom tratamento homeopático pode curar doenças agudas ou crônicas, de modo que o indivíduo não precisa tomar medicações constantemente, nem homeopáticos e nem alopáticos e, portanto, o custo é minimizado.

C. Existem alguns estudos econômicos que mostram que os governos podem economizar uma grande soma de dinheiro. Mas mais pesquisas sobre este aspecto poderão ser desenvolvidas sob a direção e financiamento do Parlamento Europeu.

D. O tratamento homeopático está ganhando cada vez mais aceitação do público na comunidade europeia e em alguns países a porcentagem da população que encontra acesso e alívio nesse método terapêutico é mais de dez por cento, apenas para a homeopatia. Além disso, mais e mais médicos convencionais estão implementando esse método como uma alternativa.

E. Se milhares de médicos estão se voltando para a homeopatia hoje e milhões de pacientes estão entrando em tais métodos neste momento, então é necessário implementar uma ordem dos governos para prevenir uma situação caótica futura com efeitos confusos e desastrosos sobre a população.

A Academia Internacional de Homeopatia Clássica em Alonissos, ficará contente de fornecer ao grupo toda informação referente à educação na homeopatia clássica para Médicos ou profissionais da saúde, bem como oferecer conselhos práticos sobre como esses programas poderiam começar.

Título original:

THOUGHTS CONCERNING OTHER METHODS OF TREATMENT THAN THE CONVENTIONAL

Disponível em:

https://www.vithoulkas.com/writings/speeches/council-europe-speech

 

 

Rating:
( 0 Rating )

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Quem somos

Prestar serviços que garantam às pessoas adquirirem conhecimentos sobre a arte da homeopatia clássica e assim poderem usufruir de seus benefícios, tornando-os capacitados a ajudar a um maior número de seres vivos a serem mais saudáveis e vivendo em harmonia.