A Fibromialgia é uma síndrome clínica comumente associada a dor musculoesquelética crónica. Caracteriza-se por uma combinação de sintomas, como dor crónica generalizada, distúrbios do sono, fadiga e distúrbios cognitivos.
A causa exata e a fisiopatologia desta condição são desconhecidas. Genética, ambiente externo, alterações hormonais e fatores neurais estão sendo estudados como fatores desencadeantes da doença. Certos estudos mostram que pode ser considerada uma síndrome de sensibilidade central, ou seja, a uma amplificação ou alteração dos sinais neuronais que levam a um aumento da perceção da dor. Fatores psicológicos e stress crónico podem, também, ter um papel importante no desenvolvimento da Fibromialgia, sendo necessários mais estudos neste campo.
A medicina convencional não fornece tratamentos específicos para pacientes que sofrem de Fibromialgia e oferece apenas terapia paliativa que beneficia apenas um pequeno grupo de indivíduos.
No artigo que publicamos, apresentamos um caso de uma mulher Portuguesa de 48 anos, a quem foi diagnosticado Fibromialgia em 2019. A patologia desenvolveu-se após ter sido negado à paciente o reconhecimento e a recompensa profissionais pelos quais havia trabalhado por longo tempo, a que se seguiu um estado depressivo e o surgimento de dores no corpo. Em Março de 2020, a paciente iniciou um tratamento homeopático e, desde então, os sintomas físicos e emocionais têm vindo a desaparecer sendo atualmente praticamente inexistentes.
Este é mais um excelente caso que demonstra que a Homeopatia Clássica pode ser uma solução no tratamento da Fibromialgia, resultando não só na eliminação dos sintomas psicopatológicos como também na melhoria da saúde geral dos pacientes.
Clique no link abaixo e leia o artigo: