No seu livro “Um Novo Modelo de Saúde e Doença”, o Prof. George Vithoulkas fala da urgente necessidade de compreendermos o funcionamento do organismo humano em seus níveis subtis, para além do funcionamento biológico, a fim de o conduzirmos a um estado de plena saúde.
Segundo o autor, “a investigação deste assunto não é apenas necessária para uma melhor compreensão do funcionamento do ser humano em todas as suas dimensões no que diz respeito à sua saúde e doença, mas é de vital importância para a própria sobrevivência da raça humana”.
Eis alguns dos princípios formulados pelo autor para a criação de um Novo Modelo de Saúde e Doença:
- O corpo humano é um complexo de energia que gera todas as formas de energias conhecidas.
- Essas energias sutis animam os planos espiritual-mental, psíquico-emocional e físico. Cada plano possui sua própria frequência vibracional e é constituído por múltiplos campos complexos estruturados de forma hierárquica.
- Uma doença (processo de degeneração) só ocorrerá se as frequências vibracionais do estímulo (agente produtor de doença) e do organismo (predisposição) coincidirem.
- As doenças nada mais são do que a ativação das predisposições existentes.
- O organismo possui um complexo mecanismo de defesa operando em um nível de energia.
- O organismo sob stress manifestará sinais e sintomas como resultado final de suas defesas e o faz para manter a máxima coerência, a máxima ordem, protegendo o organismo de entrar em estado de entropia absoluta (morte).
- Portanto, os sinais e sintomas são fenómenos úteis, que estão ajudando o organismo a se recuperar de um estado stressante. Eles não devem ser interferidos imprudentemente.
- Eles devem ser promovidos, aprimorados e encorajados ao invés de serem suprimidos.
- A sintomatologia é única para cada indivíduo que está sob um stress específico.
Leia todo o artigo em: https://www.vithoulkas.com/research/scientific-papers/resume-george-vithoulkas-ideas-new-model-health-and-disease?fbclid=IwAR0NXqMLVooebHeCaKOfs22CsYYlqrxIZ1bOVJENqg6U-vhraxy6Fd9HyhE